segunda-feira, 14 de março de 2011

ESTÁTUA DA LIBERDADE

Esta estátua de cobre, com 57 metros de altura, formalmente denominada "Liberdade iluminando o mundo" situa-se em Liberty Island, na parte superior da baía do porto de Nova York. A estátua, que representa uma mulher erguendo uma tocha para proclamar a liberdade, foi presente do povo da França ao povo dos Estados Unidos, em comemoração do centenário dos Estados Unidos em 1876.
O historiador francês Edouard de Laboulaye foi quem primeiro propôs a idéia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos para que, em 1875, a equipe do escultor Frederic-Auguste Bartholdi começasse a trabalhar na estátua colossal. A estátua foi feita de chapas de cobre batido a mão, que foram então unidas sobre uma estrutura de suportes de aço, projetada por Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel.
A estátua completa, pesando quase 225 toneladas, foi desmontada e enviada para Nova York, onde então foi montada em um pedestal projetado pelo arquiteto americano Richard Morris Hunt. O soneto de Emma Lazarus, intitulado "The New Colossus", com o famoso verso "give me your tired, your poor, your huddled masses..." está inscrito no pedestal. A Estátua da Liberdade foi inaugurada pelo presidente Cleveland no dia 28 de outubro de 1886.

Que maravilhoso... incível... emocionante!!
Estátua da Liberdade

Estátua da Liberdade


Nenhum comentário:

Postar um comentário